O que procuro em ti, eco ou planície, que não me respondes? Porque devolves apenas a minha voz?

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Nova casa#2

Sonhei que regressava à casa da minha avó em Lisboa, o apartamento na Rodrigo da Fonseca onde vivi no primeiro ano em que vim para cá com os meus irmãos e primos. Entrava naquele espaço, a entrada tinha o mesmo armário e ia acompanhada pela minha irmã arquitecta, com ela discutia a hipótese de se rentabilizar os quatro quartos da casa para se fazer obras no futuro. Nisto sigo pelo corredor em direcção à sala e ao entrar vejo alguns dos meus antepassados paternos por lá, estranho de estar também presente o meu bisavô materno que me observa de um modo intenso – o meu sobrinho Vasco de facto é muito parecido com ele fisicamente, só pensei nisso quando acordei; e nisto estou depois na rua, numa feira com imenso movimento de pessoas, sei que vou encontrar-me com um grupo de amigos para jantar, mas numa tenda cruzo-me com uma senhora de idade que está ao lado de um homem numa cadeira de rodas e ele começa a gritar: ela está doente, ela está doente. Acordei em pânico e aponto tudo isto no meu caderno e fiquei a reflectir: o que é que os meus antepassados lá estavam a fazer, naquela casa onde não viveram? Logo naquele apartamento na Rodrigo da Fonseca, onde vivi durante o ano lectivo de 1985-86 e que relação tem com uma feira na rua cheia de gente onde me ia encontrar com amigos para jantar. As imagens do sonho desconcentraram-me das minhas tarefas ao longo do dia, volta e meia lá me invadiam. Mas tenho de andar com os pés no chão, não me posso deixar levar por estas coisas do subconsciente, por mais que me deixem perturbada.

2 comentários:

  1. Olá Maria João; não conhecia o teu blog! em tempos também apontava os sonhos mal acordava, pois sonhava muito. hoje menos... mas vou recomeçar a apontar pois dão bonitos textos, como o teu.

    ResponderEliminar
  2. olá Rita, bem vinda à casa no tempo. Os sonhos podem dar bons textos,mas atenção porque de certo modo recriamos os sonhos, damos-lhe uma ordem quando os apontamos :)
    Obrigada pela visita

    ResponderEliminar