O que procuro em ti, eco ou planície, que não me respondes? Porque devolves apenas a minha voz?

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Leituras #6


O autor do desenho representando Rilke é Leonid Pasternak, pai do célebre escritor russo Boris Pasternak e data de 1900. Alguém chegou ao Eco procurando no google " Rainer Maria Rilke a casa", é muito bonito. A carta que aqui tenho transcrito é o modo como o poeta habita esta casa no tempo, está presente no meu esforço interior. E assim termina a carta:

“ Este será o amor que, lutando duramente, agora preparamos: duas solidões que se protegem, se completam, se limitam e se inclinam uma para a outra. Isto ainda: Não julgue que o amor que conheceu adolescente se tenha perdido. Não foi ele que fez germinar em si aspirações ricas e fortes, projectos de que ainda hoje vive? Tenho a certeza de que esse amor apenas sobrevive, tão forte, tão poderoso na sua recordação, pelo facto de ter sido a primeira ocasião de estar só no mais profundo de si próprio, o primeiro esforço interior que tentou na sua vida.”
In Cartas a um jovem poeta, ed. Contexto, Lisboa 1994

Sem comentários:

Enviar um comentário