O que procuro em ti, eco ou planície, que não me respondes? Porque devolves apenas a minha voz?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia-a-dia #115

Fui marcar uma colonoscopia que estou para fazer quase há um ano. Depois de renovar a credencial,que já estava caducada, lá descobri uma clínica que tem parceria com a ARS. Na clínica deparei-me com uma enorme fila no balcão de atendimentos. Olhei para a televisão e lá estava uma daquelas coisas que se passam à tarde, um velhote cantava um fadinho deprimente e como estava bem disposta comecei a imitá-lo baixinho. Ao meu lado começou-se a rir uma caboverdiana de idade indefinida, tanto podia ter 50  como 70 anos, com umas bochechas amorosas. Comentou logo que o homem da TV cantava muito mal, e continuou a rir-se com ar de miúda traquina. Atrás dela estava o marido que era alto, magro e com um bigodinho muito composto. À minha frente estava uma senhora a levantar o exame do filho, e pediram-lhe para pagar mais 100 euros por causa de terem retirado um polípulo. A caboverdiana olhou para mim preocupada, dizendo que a senhora se calhar não tinha dinheiro, mas afinal, um homem que estava ali perto sentado - talvez o marido -  sacou das notas e pagou. Chegou a minha vez e fiquei a saber que tinha de deixar um sinal, apesar de só ir fazer o exame em Julho - para além da taxa moderadora, vou ter de pagar 150 euros pela anestesia, uma roubalheira, porque apenas me colocam a dormir, provavelmente  com um Valium e mais umas gotinhas de Tramal. E como não havia multibanco, fui levantar dinheiro lá fora. Já no multibanco, deparo-me com uma moeda de um cêntimo no meio do chão, apanhei-a porque achei que me ia dar sorte. De volta à clínica, encontro o casal caboverdiano à porta, ela não estava com boa cara. Mostrei-lhe a moeda de um cêntimo e contei-lhe que a tinha encontrado no chão. Ela queixou-se que o marido estava desempregado, mas tinha pago taxa moderadora, porque faltava documento. Coloquei-lhe então a moeda que encontrei na mão dela, segurei-lhe a mão e disse-lhe para  não se preocupar, que a moeda lhe traria boa sorte. Ela agradeceu e voltou a sorrir com ar de miúda traquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário